• Valéria Silva no Facebook
  • Valéria Silva no Twitter
  • Valéria Silva no Instagram

© 2019 por Dra. Valéria Silva - CREFITO 248361-F

Dra. Valéria Silva - Fisioterapeuta
Telefone/WhatsApp: (85) 99660.5091 / 3244.0579
Av. Dom Luis, 500, Sala 912, Aldeota
Shopping Aldeota
Fortaleza - Ceará

Solicite um contato:

Tratar a Escoliose com Fisioterapia RPG

Escoliose é o desvio na coluna lombar que pode ser uma, duas ou três curvas. A maioria é idiopática, sem causa definida. Algumas se manifestam na infância com evolução durante o período de crescimento. Causa deformações na coluna vertebral e alterações posturais.

Na RPG são trabalhadas “famílias” de posturas, através das quais são realizados processos respiratórios; desenvolvimento de consciência corporal e de equilíbrio; alinhamento corporal e equilíbrio de tensões musculares com reposicionamento de vértebras através das manobras.

Lembrando que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados. Por isso, é sempre importante observar os sinais irregulares do corpo. No caso de crianças ou adolescentes, os pais devem analisar como seus filhos se sentam, deitam ou mesmo se as roupas utilizadas estão bem alinhadas ao corpo.

Sintomas da Escoliose

Há suspeita de escoliose quando um ombro parece estar mais alto do que o outro ou quando a pélvis parece estar inclinada. Um olhar leigo não percebe a curvatura nos estágios iniciais exceto quando o paciente dobra o tronco para a frente e a assimetria entre os lados da coluna fica evidente.

Os principais sintomas da escoliose podem incluir:

  • Ombros ou quadris que parecem assimétricos

  • Coluna vertebral encurvada anormalmente para um os lados

  • Eventualmente desconforto muscular


Observação: em geral a escoliose na criança não causa dor. Quando a dor está presente há necessidade de uma avaliação médica criteriosa no sentido de afastar outras doenças mais graves.