• Valéria Silva no Facebook
  • Valéria Silva no Twitter
  • Valéria Silva no Instagram

© 2019 por Dra. Valéria Silva - CREFITO 248361-F

Dra. Valéria Silva - Fisioterapeuta
Telefone/WhatsApp: (85) 99660.5091 / 3244.0579
Av. Dom Luis, 500, Sala 912, Aldeota
Shopping Aldeota
Fortaleza - Ceará

Solicite um contato:

Tratar a Hérnia de Disco com Fisioterapia RPG

A hérnia é uma projeção do disco intervertebral que pode comprimir a medula e as terminações nervosas causando dor e incapacidade. Abaulamento discal é o termo usado para definir o início de uma hérnia de disco e extrusão discal é o estágio mais grave, pois pode causar o estreitamento do canal medular.

A grande maioria dos casos de degeneração dos discos intervertebrais é resolvida sem necessidade cirúrgica. O tratamento com a RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. Não há restrição de idade para sua aplicação. Os resultados aparecem em torno da décima sessão e atingem taxas altas de sucesso . O método auxilia tanto no tratamento quanto na prevenção desse processo degenerativo.

Sintomas da Hérnia de Disco

Poucas pessoas sentem dor na coluna assim que o processo de degeneração se inicia, enquanto que a maioria só sente dor quando o processo já está avançado. Assim, é comum dores na região lombar e/ou nos membros inferiores (as vezes até o pé), de acordo com a localização da compressão.

Ou seja, se a compressão está à direita, o sintoma será no membro inferior direito e assim por diante. Pode ocorrer alteração da sensibilidade no membro inferior do lado acometido e dificuldade para andar ou realizar determinado movimento por incapacidade muscular, causada pela compressão de raízes nervosas.

Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores serem irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

Quando há dor ciática,  grande maioria das vezes, cerca de 90% das queixas, o motivo é uma hérnia de disco que, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), afeta cerca de cinco milhões de brasileiros. Os outros 10% podem ter causas como atividades físicas pesadas, posturas erradas, tumores e fraturas na coluna.